ObRiGaDa PeLa SuA vIsItA
Seja bem vindo!!!! Curt@, Lei@ .. comente!!!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Retrospectiva sobre Josias (Série de pregações dos jovens da Bíblia)

Após a morte do rei Manassés, seu filho Josias reinou em seu lugar....

Tinha Josias oito anos de idade quando começou a reinar, e reinou trinta e um anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Jedida, filha de Adaías, de Bozcate. 2Reis 22:1

  • Um jovem de Deus deve está pronto para assumir grandes responsabilidades em sua vida, seja na igreja ou na vida secular.

Lembre-se que não é por ser jovem que você não possa fazer grandes coisas, pois DEUS é quem capacita aqueles a quem Ele escolhe para fazer segundo o seu propósito e sua vontade.

Manassés foi um dos piores reis que a nação de Israel teve, ele idolatrava outros deuses, edificava altares para entidades, tomou para si imagens e fez com que o povo se afastasse do Verdadeiro DEUS.

E fez o que era mau aos olhos do SENHOR, conforme as abominações dos gentios que o SENHOR expulsara de suas possessões, de diante dos filhos de Israel. 2Reis 21-2
Porém, Josias não seguiu o exemplo de seu pai e ao assumir o reinado buscou fazer aquilo que era reto dinate dos olhos do verdadeiro DEUS.
E fez o que era reto aos olhos do SENHOR; e andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se apartou dele nem para a direita nem para a esquerda. 2Reis 22:2
Veja o contraste que há entre 2Reis 21-2 e 2Reis 22:2.

  • Através dessas linhas podemos observar que Josias não seguiu em sua vida os exemplos ruins que seu pai havia feito. Josias provavelmente observava, convivia e presenciava as atitudes de seu pai. Apesar de seu pai ter feito tudo errado dinate de DEUS, Josias buscou fazer justamente ao contrário daquilo que seu pai fez. Hoje é muito comum ouvirmos frases como: " EU ENSINO ASSIM, PORQUE EU APRENDI ASSIM" ou " EU FAÇO ISSO, PORQUE ME ENSINARAM ASSIM" ou " SE ELA(E) FAZ OU FEZ, PORQUE EU NÃO POSSO FAZER", mas muitas das vezes os exemplos que vivenciamos não agradam a DEUS, então será que é coerente fazermos igual?


Creia que você é tão capaz quanto Josias e que você pode sim mudar suas atitudes, deixando para trás um mau exemplo ou um legado que não agrade a DEUS !!!!

Após algum tempo Josias decidiu fazer melhorias (reparos) na Casa do Senhor. E ordenou que Safã fosse à casa do Senhor e lhe disse: Sobe a Hilquias, o sumo sacerdote, para que tome o dinheiro que se trouxe à casa do SENHOR, o qual os guardas do umbral da porta ajuntaram do povo, E que o dêem na mão dos que têm cargo da obra, e estão encarregados da casa do SENHOR; para que o dêem àqueles que fazem a obra que há na casa do SENHOR, para repararem as fendas da casa; Aos carpinteiros, aos edificadores e aos pedreiros; e para comprar madeira e pedras lavradas, para repararem a casa. 2Reis 22:4-6.
Safã, o escrivão, foi ter com o rei para lhe dizer que havia feito o que o reis lhe ordenara.
Então o escrivão Safã veio ter com o rei e, dando-lhe conta, disse: Teus servos ajuntaram o dinheiro que se achou na casa, e o entregaram na mão dos que têm cargo da obra, que estão encarregados da casa do SENHOR. Também Safã, o escrivão, fez saber ao rei, dizendo: O sacerdote Hilquias me deu um livro. E Safã o leu diante do rei. 2reis 22:9,10

Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei as palavras do livro da lei, rasgou as suas vestes. 2Reis 22:11 -

  • Rasgar as vestes era sinal de humilhação naquela época, e Josias se humilhou diante de Deus pois viu que o que seu pai fez era errado diante de DEUS.

Jovem, busque fazer reparos em sua vida, não deixe que o comodismo e a religiosidade se instalem em seu coração, busque repara as brechas como Josias fez.

  • Josias mesmo sendo jovem, foi impactado com a Palavra de DEUS, ele buscou os ensinamentos segundo o Livro da Lei. será que a Bíblia tem sido realmente lampâda para os pés e luz para o caminho dos jovens ?

Será que nos humilhando diante de DEUS, quando descobrimos, na Bíblia, que estamos errados ?

  • Ser cristão é levar as coisas de DEUS a sério, é seguir os bons exemplos, é se arrepender, é busca orientação na Bíblia e principalmente busca a direção de DEUS para sua vida. E o rei mandou a Hilquias, o sacerdote, a Aicão, filho de Safã, a Acbor, filho de Micaías, a Safã o escrivão e a Asaías, o servo do rei, dizendo: Ide, e consultai o SENHOR por mim, pelo povo e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do SENHOR, que se acendeu contra nós; porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem conforme tudo quanto acerca de nós está escrito. 2Reis 22:12,13

  • Deus quer mudar seu futuro e fazer de você um diferencial na vida de muitos que cruzarão seu caminho...Creia nisso...Busque a DEUS e sua sorte será mudada. Porém ao rei de Judá, que vos enviou a consultar o SENHOR, assim lhe direis: Assim diz o SENHOR Deus de Israel, acerca das palavras, que ouviste: Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante o SENHOR, quando ouviste o que falei contra este lugar, e contra os seus moradores, que seria para assolação e para maldição, e que rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o SENHOR. 2Reis 22:18,19


DEUS NOS ABENÇOE !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário