ObRiGaDa PeLa SuA vIsItA
Seja bem vindo!!!! Curt@, Lei@ .. comente!!!

segunda-feira, 1 de março de 2010

Retrospectiva sobre José (Série de pregações dos jovens da Bíblia)

Olá !!!!
Nessa semana vamos relembrar a vida de José, e como temos muitos ensinamentos vamos direto ao assunto.

José era filho mais amado de Israel ( Jacó ), o mais novo dentre eles. José teve um sonho
" Pois lhes disse: Rogo-vos, ouvi este sonho que tive: Atávamos feixes no campo, e eis que o meu feixe se levantou e ficou em pé; e os vossos feixes o rodeavam e se inclinavam perante o meu."

(Gênesis 37.6,7) seus irmãos lhe odiaram mais ainda por isso, pois o sonho revelava que José reinaria e seus irmãos se prostrariam perante ele. Um certo dia seus irmãos foram apascentar as ovelhas e então Israel pediu a José que fosse ao campo e trouxesse notícias sobre seus irmãos. "Disse-lhe Israel: Vai, agora, e vê se vão bem teus irmãos e o rebanho; e traze-me notícias. Assim, o enviou do vale de Hebrom, e ele foi a Siquém." (Gênesis 37.14) e é a partir desse momento que vamos começar a aprender com a vida do jovem José.

  • Cuidado!!! Pessoas podem conspirar contra você, e o pior...elas podem está mais próximas do que você imagina. "Disse-lhe o homem: Foram-se daqui, pois ouvi-os dizer: Vamos a Dotã. Então, seguiu José atrás dos irmãos e os achou em Dotã. De longe o viram e, antes que chegasse, conspiraram contra ele para o matar." (Gênesis 37.17,18) - muita das vezes estamos fazendo a coisa certa em nosso ministério, trabalho, família, nosso namoro vai bem, só tiramos notas boas, somos sempre elogiado pelo que fazemos, isso pode causar inveja ou ciúmes em outras pessoas, assim como foi com os irmãos de José. Portanto fique atento e seja humilde...assim como José não teve culpa por ser o mais querido, mas não se vangloriava por causa disso.

  • Pessoas poderão tirar sarro com a sua cara ou você pode ser motivo de chacota diante daqueles que não entendem o plano de Deus para sua vida. "E dizia um ao outro: Vem lá o tal sonhador!" (Gênesis 37.19) - Essa frase os irmãos de José disseram quando viram ele se aproximando. Muita das vezes escutamos coisas que nos desagrada, somos rotulados por aquilo que nós somos. Ex " La vem o Bíblia " , " Olha o pastorzinho ae " , " Olha o santarrão " e etc. Não deixe com que esses rótolos te desmotivem, e se isso acontecer na igreja, não julgue seus irmão...ore por ele, para que DEUS mostre a ele que TALVEZ ele esteja errado. Lembrando-se sempre de que quem faz a obra é o ESPÍRITO SANTO e não VOCÊ.

  • Deus está no controle de tudo e em todas as situações, mesmo que as coisas estejam sendo contrárias à seu favor, saiba que existe um Deus que governa com soberania e nada acontece sem a permissão dEle. Porém, Deus não te abriga para que você venha fazer a vontade dEle. José foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, comandante da guarda, egípcio, comprou-o dos ismaelitas que o tinham levado para lá. (Gênesis 39.1), mas mesmo mediante essa situação de aparente turbulência, a Bíblia nos mostra que Deus era com o jovem José e que estava o abençoando. O SENHOR era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. Vendo Potifar que o SENHOR era com ele e que tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava em suas mãos, logrou José mercê perante ele, a quem servia; e ele o pôs por mordomo de sua casa e lhe passou às mãos tudo o que tinha. (Gênesis 39.2-4)

  • O Jovem pode ser tentando a se corromper, mas o verdadeiro discípulo se mantém firme em sua posição. A proposta pode ser boa, agradável diante dos olhos, atraente e etc, mas, assim como Daniel, o jovem que serve à Deus não se deixar seduzir pelas coisas do mundo. Aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e lhe disse: Deita-te comigo.Ele, porém, recusou e disse à mulher do seu senhor: Tem-me por mordomo o meu senhor e não sabe do que há em casa, pois tudo o que tem me passou ele às minhas mãos. Ele não é maior do que eu nesta casa e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porque és sua mulher; como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus? (Gênesis 39.7-9) - E olha que para ser mulher do Faraó não deveria ser feia, mas mesmo assim José se manteve firme. Mantenha-se firme também jovem !!!

  • O inimigo não desistirá na 1ª tentativa, portanto fique atento(a) para as investidas do inimigo de nossas almas. A mulher do Faraó tornou a seduzir o jovem José, sucedeu que, certo dia, veio ele a casa, para atender aos negócios; e ninguém dos de casa se achava presente. Então, ela o pegou pelas vestes e lhe disse: Deita-te comigo; ele, porém, deixando as vestes nas mãos dela, saiu, fugindo para fora. (Gênesis 39.11,12)

  • O jovem está sujeito a receber calúnias. Então falou-lhe conforme as mesmas palavras, dizendo: Veio a mim o servo hebreu, que nos trouxeste, para escarnecer de mim; E aconteceu que, levantando eu a minha voz e gritando, ele deixou a sua roupa comigo, e fugiu para fora. (Gênesis 39.17,18) - A esposa de Potifar disse que José foi quem tentou algo contra ela, isso prova que mesmo nós sendo servos de Deus estamos sujeitos a ser caluniados e a sofre uma aparente injustiça.

  • Mantenha-se fiel em qualquer circunstância. Quando você se mantém firme com relação ao Senhor, Ele estará ao seu lado te protegendo e te orientando diante das situações adversas. O SENHOR, porém, estava com José, e estendeu sobre ele a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro-mor. (Gênesis 39.21)


José foi para a prisão, mas Deus era com ele, e o carcereiro-mor confiava em José. Um tempo depois o copeiro-mor e padeiro-mor foram condenados e também foram para a prisão, lá cada um teve um sonho e José os interpretou. E fez tornar o copeiro-mor ao seu ofício de copeiro, e este deu o copo na mão de Faraó. Mas ao padeiro-mor enforcou, como José havia interpretado. Algum tempo depois Potifar teve um sonhos e ninguém conseguia interpreta-lo, então o copeiro-mor se lembrou de José, pois ele havia interpretado o seu sonho na prisão, o copeiro foi até Potifar e lhe contou sobre José e então Potifar mandou chama-lo . E Faraó disse a José: Eu tive um sonho, e ninguém há que o interprete; mas de ti ouvi dizer que quando ouves um sonho o interpretas. (Gênesis 41.15)

  • E José interpretou o sonho do Faraó. Ah !!! um detalhe aqui, José sabia que o dom de interpretar vinha de Deus e por isso deu méritos à Ele. Se você tem uma talento ou um dom, lembre-se sempre de que isto não vem de vós é dom de Deus, para a Glória dEle e para a obra dEle. E respondeu José a Faraó, dizendo: Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó. (Gênesis 41.16)


Deus queria dizer o seguinte através do sonho. E eis que vêm sete anos, e haverá grande fartura em toda a terra do Egito. E depois deles levantar-se-ão sete anos de fome, e toda aquela fartura será esquecida na terra do Egito, e a fome consumirá a terra; E não será conhecida a abundância na terra, por causa daquela fome que haverá depois; porquanto será gravíssima.

(Gênesis 41.29-31) - Essa foi a interpretação que Deus deu a José para que ele falasse a Potifar, o Faraó.

José passou por conspiração de seus irmão, deboches, foi levado para uma terra desconhecida, foi tentado a se corromper uma vez, foi tentado novamente, foi caluniado e foi preso, mas mediante todas essas coisas Deus era com José e esse jovem se manteve firme com relação a sua fé. Através do testemunho de vida de José o nome de Deus foi engrandecido.
E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus? Depois disse Faraó a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu. (Gênsis 41.38,39).

Mantenha-se firme jovem contra as coisas desse mundo, não murmure contra Deus, pelo contrário, louve e seja fiel à Ele em qualquer circunstância, não basta você dizer frases como " tudo posso Naquele que me fortalece", você tem que viver isso em sua vida e Deus é contigo, onde quer que tu andares. Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu. Disse mais Faraó a José: Vês aqui te tenho posto sobre toda a terra do Egito. E tirou Faraó o anel da sua mão, e o pós na mão de José, e o fez vestir de roupas de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço. E o fez subir no segundo carro que tinha, e clamavam diante dele: Ajoelhai. Assim o pôs sobre toda a terra do Egito. E disse Faraó a José: Eu sou Faraó; porém sem ti ninguém levantará a sua mão ou o seu pé em toda a terra do Egito. (Gênesis 41.40-44)

O Deus de José não mudou, Ele foi fiel ontem, é fiel hoje e será fiel para todo o sempre.

Espero que tenham gostado e que Deus fale em seu coração através dessa meditação.

Semana que vem iremos falar sobre Daniel, você lembra ?!?!?!

Agora em março voltaremos a falar sobre os jovens da Bíblia, isso é apenas um resumo de tudo aquilo que Deus tem falado aos nossos jovens nos cultos de sábado. Dia 20 de março(equipe 1) vai falar sobre Samuel. Não perca!

Te aguardamos !!!

Boa Semana !

________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário